DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS
De acordo com seus estudos no livro-texto Dinâmicas de Grupo de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 Dinâmicas de Grupos. Os grupos são formados de acordo com as necessidades humanas, e essa interação social é fundamental para sobrevivência dos seres humanos. Conforme aborda Beauclair (2009), para atender essa demanda primária, foram criadas diferentes estruturas para que os grupos se formassem. Entre elas pode se citar:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Normas, comunicação, código de ética e de conduta social, integração, ajustamento, funcionalidade e criatividade.
Normas de conduta, integração, comunicação, autoridade, sociabilidade, agrupamentos e eficácia.
Normas, comunicação, código de ética e de conduta social, integração, afetividade e liderança.
Normas, vitalidade, código de ética e de conduta social, dependência, eficácia, efetividade e eficiência.
Normas, integralidade, código de ética e de conduta empreendedora, competição, afetividade e liderança.
A dinâmica de grupo é objeto de estudo de vários pesquisadores. A teoria fundamentada por Moreno e que utiliza técnicas do teatro é denominada de:
Teoria da Dissonância Cognitiva.
Psicodrama.
Psicanálise.
Teoria do Campo.
Teoria do Vínculo
Trata-se de dinâmicas utilizadas para descontrair o grupo quando o educador perceber que o grupo está cansado, disperso, etc; podendo ser aplicada no meio de uma discussão ou plenário.
Dinâmicas de Aquecimento e Recreação.
Dinâmicas de Sensibilização.
Dinâmicas de Avaliação.
Dinâmicas de Entrosamento.
Dinâmicas de Relaxamento.
As dinâmicas são processos alternativos para educar um grupo, permitindo que o mesmo vivencie situações inovadoras, de avaliação e reelaboração de conhecimentos, valores, hábitos e comportamentos. Assinale a alternativa correta sobre o procedimento dessa técnica:
Os colaboradores devem participar, independente da sua vontade.
Deve haver uma quantidade ilimitada de participantes.
O líder pode estar ausente durante o desenvolvimento da dinâmica.
É necessário que o mediador tenha sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
As técnicas devem ser utilizadas de forma indiscriminada.
Só há comunicação entre os indivíduos se, entre eles, houver uma conexão psicológica.
I) O feedback para ser eficaz, deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador.
II) Cerebrina consiste na transferência de informações e percepções do “Eu desconhecido” para o “Eu aberto”.
III) Introvisão é a pessoa que adota ou prefere soluções intelectualizadas; são os indivíduos que utilizam somente a comunicação verbal como meio de informação.
IV) O maior dos benefícios que o indivíduo deve fixar para si mesmo nas relações interpessoais, isto é, no convívio em grupo, é o de diminuir seu quadrante “Eu cego”.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e IV.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.
I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.
II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.
III) Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar, ou seja, não são aplicados no contexto organizacional.
IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Normas, comunicação, código de ética e de conduta social, integração, afetividade e liderança.
Normas, integralidade, código de ética e de conduta empreendedora, competição, afetividade e liderança.
A dinâmica de grupo é objeto de estudo de vários pesquisadores. A teoria fundamentada por Moreno e que utiliza técnicas do teatro é denominada de:
Teoria da Dissonância Cognitiva.
Psicodrama.
Psicanálise.
Teoria do Campo.
Teoria do Vínculo
Trata-se de dinâmicas utilizadas para descontrair o grupo quando o educador perceber que o grupo está cansado, disperso, etc; podendo ser aplicada no meio de uma discussão ou plenário.
Dinâmicas de Aquecimento e Recreação.
Dinâmicas de Sensibilização.
Dinâmicas de Avaliação.
Dinâmicas de Entrosamento.
Dinâmicas de Relaxamento.
As dinâmicas são processos alternativos para educar um grupo, permitindo que o mesmo vivencie situações inovadoras, de avaliação e reelaboração de conhecimentos, valores, hábitos e comportamentos. Assinale a alternativa correta sobre o procedimento dessa técnica:
Os colaboradores devem participar, independente da sua vontade.
Deve haver uma quantidade ilimitada de participantes.
O líder pode estar ausente durante o desenvolvimento da dinâmica.
É necessário que o mediador tenha sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
As técnicas devem ser utilizadas de forma indiscriminada.
Só há comunicação entre os indivíduos se, entre eles, houver uma conexão psicológica.
I) O feedback para ser eficaz, deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador.
II) Cerebrina consiste na transferência de informações e percepções do “Eu desconhecido” para o “Eu aberto”.
III) Introvisão é a pessoa que adota ou prefere soluções intelectualizadas; são os indivíduos que utilizam somente a comunicação verbal como meio de informação.
IV) O maior dos benefícios que o indivíduo deve fixar para si mesmo nas relações interpessoais, isto é, no convívio em grupo, é o de diminuir seu quadrante “Eu cego”.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e IV.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.
I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.
II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.
III) Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar, ou seja, não são aplicados no contexto organizacional.
IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Teoria da Dissonância Cognitiva.
Psicodrama.
Psicanálise.
Teoria do Campo.
Teoria do Vínculo
Trata-se de dinâmicas utilizadas para descontrair o grupo quando o educador perceber que o grupo está cansado, disperso, etc; podendo ser aplicada no meio de uma discussão ou plenário.
Dinâmicas de Aquecimento e Recreação.
Dinâmicas de Sensibilização.
Dinâmicas de Avaliação.
Dinâmicas de Entrosamento.
Dinâmicas de Relaxamento.
As dinâmicas são processos alternativos para educar um grupo, permitindo que o mesmo vivencie situações inovadoras, de avaliação e reelaboração de conhecimentos, valores, hábitos e comportamentos. Assinale a alternativa correta sobre o procedimento dessa técnica:
Os colaboradores devem participar, independente da sua vontade.
Deve haver uma quantidade ilimitada de participantes.
O líder pode estar ausente durante o desenvolvimento da dinâmica.
É necessário que o mediador tenha sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
As técnicas devem ser utilizadas de forma indiscriminada.
Só há comunicação entre os indivíduos se, entre eles, houver uma conexão psicológica.
I) O feedback para ser eficaz, deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador.
II) Cerebrina consiste na transferência de informações e percepções do “Eu desconhecido” para o “Eu aberto”.
III) Introvisão é a pessoa que adota ou prefere soluções intelectualizadas; são os indivíduos que utilizam somente a comunicação verbal como meio de informação.
IV) O maior dos benefícios que o indivíduo deve fixar para si mesmo nas relações interpessoais, isto é, no convívio em grupo, é o de diminuir seu quadrante “Eu cego”.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e IV.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.
I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.
II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.
III) Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar, ou seja, não são aplicados no contexto organizacional.
IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Dinâmicas de Aquecimento e Recreação.
Dinâmicas de Sensibilização.
Dinâmicas de Avaliação.
Dinâmicas de Entrosamento.
Dinâmicas de Relaxamento.
As dinâmicas são processos alternativos para educar um grupo, permitindo que o mesmo vivencie situações inovadoras, de avaliação e reelaboração de conhecimentos, valores, hábitos e comportamentos. Assinale a alternativa correta sobre o procedimento dessa técnica:
Os colaboradores devem participar, independente da sua vontade.
Deve haver uma quantidade ilimitada de participantes.
O líder pode estar ausente durante o desenvolvimento da dinâmica.
É necessário que o mediador tenha sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
As técnicas devem ser utilizadas de forma indiscriminada.
Só há comunicação entre os indivíduos se, entre eles, houver uma conexão psicológica.
I) O feedback para ser eficaz, deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador.
II) Cerebrina consiste na transferência de informações e percepções do “Eu desconhecido” para o “Eu aberto”.
III) Introvisão é a pessoa que adota ou prefere soluções intelectualizadas; são os indivíduos que utilizam somente a comunicação verbal como meio de informação.
IV) O maior dos benefícios que o indivíduo deve fixar para si mesmo nas relações interpessoais, isto é, no convívio em grupo, é o de diminuir seu quadrante “Eu cego”.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e IV.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.
I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.
II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.
III) Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar, ou seja, não são aplicados no contexto organizacional.
IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Os colaboradores devem participar, independente da sua vontade.
Deve haver uma quantidade ilimitada de participantes.
O líder pode estar ausente durante o desenvolvimento da dinâmica.
É necessário que o mediador tenha sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
As técnicas devem ser utilizadas de forma indiscriminada.
Só há comunicação entre os indivíduos se, entre eles, houver uma conexão psicológica.
I) O feedback para ser eficaz, deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador.
II) Cerebrina consiste na transferência de informações e percepções do “Eu desconhecido” para o “Eu aberto”.
III) Introvisão é a pessoa que adota ou prefere soluções intelectualizadas; são os indivíduos que utilizam somente a comunicação verbal como meio de informação.
IV) O maior dos benefícios que o indivíduo deve fixar para si mesmo nas relações interpessoais, isto é, no convívio em grupo, é o de diminuir seu quadrante “Eu cego”.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e IV.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.
I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.
II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.
III) Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar, ou seja, não são aplicados no contexto organizacional.
IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Somente I e IV.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.
I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.
II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.
III) Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar, ou seja, não são aplicados no contexto organizacional.
IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Todas alternativas estão corretas.
As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico, portanto, deve ter os seguites critérios:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
O mediador deve ter sensibilidade para perceber os momentos do grupo.
Os colaboradores devem participarem; independente da sua vontade.
O mediador da dinâmica deve estar ausente.
Deve apresentar uma quantidade ilimitada de participantes.
As técnicas devem ser aplicadas de forma indiscriminada.
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. Os grupos se constituem de formas diferentes, resultando em tipo de grupos classificados de acordo com Rogers (apud Militão, 2000), como:
Analise as afirmativas a seguir.
I ) Grupo de Criatividade – Acentuam treinamento em geral, especificamente experiências que promovem catarse de emoções e sentimentos. São grupos de crescimento, em que as pessoas entram em contato com suas emoções, promovendo a melhoria das relações com o outro, elevação da auto estima, bem como a reflexão para mudanças necessárias.
II ) Grupo de Encontro – Acentua o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais. São de intervenção social mais contundente no século XX. Promovem um clima de liberdade de expressão entre as pessoas, acentuam valores e contribuem para intimidades entre as pessoas.
III ) Grupos de Treinamento- Acentuam as relações humanas, com perspectivas vastas quanto aos estudos, reciclagem, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de aprendizados e conceitos.
Assinale a alternativa correta que corresponde aos tipos de grupos apresentados.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Os jogos permitem às organizações além do aprendizado, a definição de comportamentos conforme a filosofia da empresa, a inclusão da realidade de competição e a interação de todos.
I ) O facilitador pode fazer alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido, ou seja, considerar a realidade do ambiente.
II) Os jogos têm caráter experimental: por se tratar de simulações, não possuem grande risco de afetar resultados, pois o aprendizado ocorre através dos participantes e não das instruções que o facilitador informa.
III) Representam uma oportunidade para as pessoas praticarem as suas habilidades sem medo de perdas significativas.
IV) Asseguram ganhos para todos: apesar de ser uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, todos são comtemplados com o aprendizado proporcionado e esse resultado deve ser destacado em reuniões posteriores.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Nas mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.
I) O indivíduo “Tartaruga” é aquele conhecido como misterioso, desconhecido; é aquela pessoa que não participa dando opiniões próprias a respeito de si mesmo e do grupo e nem solicita nenhum feedback a seu respeito para o grupo.
II) O indivíduo “Matraca” demonstra não se importar com o que o grupo diz, portanto, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito; mantém-se como um "dono da verdade".
III)O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.
IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.
Está correto o que se afirma em:
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.